segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Patagónia Express


Deixem-me embarcar no comboio.
Deixem-me escolher um lugar perto da janela
numa carruagem vazia.
Deixem-me descobrir toda a beleza que o mundo concentra
nestas terras e nas suas gentes. Deixem-me viajar.
Deixem-me ser livre.
Deixem-me respirar a sabedoria dos livros que levo comigo.
Deixem-me sair deste marasmo, deste cubículo informatizado
onde adormeço os sentidos enquanto debito resultados e analiso
objectivos em ficheiros cinzentos e vazios.
Deixem-me ir.
Deixem-me sentir.
Imaginar.
Deixem-me ir e ficar.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Divagação...

"Baying", Paula Rego


Sobre a areia, deixas cair o teu corpo pesado. De preocupação. Rendes-te à evidência de que tudo é limitado menos a tua mente, sempre a pensar. Não toleras todas as possibilidades, porque a liberdade deturpa o espírito. Não queres equacionar as fraquezas da alma, porque são muitas. Não suportas a certeza de que a vida foge ao teu controlo. Deixas cair os ombros tensos. De frustração. Ouves o mar e mesmo assim não relaxas. Nem o odor nem a textura da brisa marítima te distraem da tristeza. Nem mesmo o céu azul cyan absorve toda esta melancolia presente no teu pensamento. Nada vale a pena porque não consegues aproveitar. Experimenta não pensar.

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Autárquicas '09




Alguém compreende este povo?

na margem esquerda


Da margem esquerda da vida

Da margem esquerda da vida
Parte uma ponte que vai
Só até meio, perdida
Num balo vago, que atrai.

É pouco tudo o que eu vejo,
Mas basta, por ser metade,
P'ra que eu me afogue em desejo
Aquém do mar da vontade.

Da outra margem, direita,
A ponte parte também.
Quem sabe se alguém ma espreita?
Não a atravessa ninguém.



Reinaldo Ferreira

domingo, 11 de outubro de 2009

accidents waiting to happen



Ontem Barack Obama foi anunciado como Prémio Nobel da Paz sem ainda ter terminado o primeiro mandato. Hoje um candidato a Presidente da Junta matou o marido da actual Presidente da Junta. Amanhã?

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

amália faz-nos chorar


Não sei, não sabe ninguém
porque canto fado, neste tom magoado de dor e de pranto . . .
e neste momento, todo sofrimento
eu sinto que a alma cá dentro se acalma nos versos que canto
foi deus, que deu luz aos olhos
perfumou as rosas, deu ouro ao sol e prata ao luar
ai, foi deus que me pôs no peito
um rosário de penas que vou desfiando e choro a cantar
e pôs as estrelas no céu
fez o espaço sem fim
deu luto as andorinhas
ai . . .deu-me esta voz a mim
Se canto, não sei porque canto
misto de ternura, saudade, ventura e talvez de amor
mas sei que cantando
sinto o mesmo quando, me vem um desgosto
e o pranto no rosto nos deixa melhor
foi deus, que deu voz ao vento
luz no firmamento
e pôs o azul nas ondas do mar
ai foi deus, que me pôs no peito
um rosário de penas que vou desfiando e choro a cantar
fez o poeta o rouxinol
pôs no campo o alecrim
deu flores à primavera ai
e deu-me esta voz a mim

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

I just wanna have fun

Vem aí um fim de semana prolongado e eu, na recém condição de trabalhadora de segunda à sexta, das 09h às 18h e com folgas fixas aos fins de semana e feriados inclusive, sinto-me rejubilar!


Title: couple dancing in living room
License type: Royalty-free
Photographer: Compassionate Eye Foundation

votem na cortiça!

Estou maravilhada: temos um finalista português no concurso internacional de Design do Museu Guggenheim: Competição de Abrigos ("Shelter Competition")!



O arquitecto português David Mares concorre com este abrigo feito em cortiça. Está no Top 10, seleccionado entre mais de 600 projectos, e é neste momento o mais votado!

Votem na cortiça!

terça-feira, 29 de setembro de 2009

clubbing

As Au Revoir Simone vão estar na Casa da Música dia 09 de Outubro. Espero aparecer por lá :D





And Sleep Al Mar


Teenage Mexican boy
Don't be shy
'Cause I could listen to Spanish all night

El dulce aroma de ron
On your breath
Acercate a mi
Come closer

Teenage Mexican boy
Don't be shy
'Cause I could listen to Spanish all night

El dulce aroma de ron
On your breath
Acercate a mi
Come closer

Siempre me acordare

sur le fil

"Um trabalhador da France Telecom, de 51 anos e pai de dois filhos, cometeu suicídio ontem, elevando para 24 o número de funcionários da empresa de telecomunicações que nos últimos 18 meses acabaram com a própria vida."

Notícia: http://economia.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1402826&idCanal=57

O trabalho nos Contatc Centers é considerado um dos mais stressantes. Esta notícia reflecte precisamente o que a pressão dos números e do resultados imediatos pode provocar nas pessoas. Embora esteja familiarizada com este trabalho e com este stress, não posso deixar de ficar incrédula: 24 pessoas mataram-se no espaço de um ano e meio por causa do trabalho? Não sei o que se passa com a France Telecom, mas sugiro que façam alguma coisa...

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Coisas antigas...

O ministro da Cultura francês entende que Roman Polanski não devia ter sido preso na Suiça, onde se tinha deslocado para receber um prémio, por "coisas antigas". O que interessa se ele de facto violou uma criança de 13 anos em 1977 e o admitiu em tribunal? São águas passadas, pelo que nas palavras do ministro esta captura "não faz sentido nenhum". O que fundamenta esta moral é que é antigo. Declarações infelizes...

A notícia do Público:
http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1402691&idCanal=11

domingo, 27 de setembro de 2009

a música pela música

Mais de trinta anos depois esta música continua na moda. Ainda se ouve em bares e discotecas, ainda se canta e ainda se dança. E a Nancy Sinatra não teve de mostrar as mamas ou fazer coreografias sensuais em videoclips ou actuações ao vivo para despertar a atenção dos fãs.
Tenho pena da geração MTV, de artistas e de telespectadores, pois são ambos maus. Estou farta de vulgaridade. E quando falo de mostrar mamas, não estou a falar apenas de artistas no feminino. Os meninos também produzem lixo musical e engodo visual. Músicas plásticas e descartáveis que ninguém recordará no próximo Verão, quanto mais daqui a 30 anos. Actualmente, vende-se o videoclip e a música é o acessório. Pede-se um pouco de classe, minha gente.

sábado, 26 de setembro de 2009

voto esmiuçado

Amanhã é dia de votar. Depois desta campanha uma pessoa não pode seguir apenas o instito de votar no seu partido. Especialmente quem não tem partido, como eu! Não é fácil. Primeiro, decidir votar ou não votar. Depois, decidir a utilidade do voto. Depois, ir por exclusão de partes...partes a não votar, vá lá. Foi só o que decidi ainda: em quem não voto.


Relativamente ao programa dos Gato Fedorento, a esmiuçadela à linguagem da Manuela Ferreira Leite foi do melhor que já vi.

domingo, 20 de setembro de 2009

Perdidos e achados



Hoje fui tomar café com uma pessoa que não via há muito tempo. Uma amiga de faculdade. Entre as actualizações sobre o estado das nossas vidas, e como seria de esperar, trocamos informações sobre o paradeiro dos restantes colegas de curso. Acabei por relembrar este episódio: Patrícia Couto na TVI. Uma colega de turma nos últimos dois anos do curso e a última pessoa à face da terra que eu adivinharia que gosta da Shakira e canta em funerais. Descobri-a numa página da TV 7 Dias e depois no Youtube. Irreconhecível e inacreditável.

Link para o perfil dela na página da TVI: http://www.tvi.iol.pt/nascipracantar/cantor.html?per_id=4345

a kingdom for a kiss



Este fim-de-semana pertence ao Jeff Buckley.

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

perfil

Hoje descobri que sou um Catalisador: pessoa criativa, entusiasta, com habilidade social. Pessoa superficial no que toca ao aprofundamento de conhecimentos, impulsiva e impaciente. Tolero os do tipo Apoiador. Não convivo bem com os do tipo Analítico. Não tolero Controladores. Vamos negociar?

na cara do sossego

De repente tudo se vira do avesso...

"é pela paz que eu não quero seguir admitindo".

Sempre gostei desta música!

moving on

Termina amanhã uma semana de formação in loco. Segunda-feira assumo as minhas funções. Sobre esta experiência apenas vos posso dizer que contrariamente aquilo que o governo quer fazer parecer, a educação não melhorou significativamente. Hoje uma jovem que acabou de concluir o 12º ano escreveu no quadro a seguinte palavra: "establecer". Arrepios. Eis que concluo que para além de ter de os ensinar a comunicar e negociar via telefone terei primeiro de os ensinar a escrever, pois quem não sabe escrever não sabe ler. E quem não sabe ler não sabe falar. And so on.

domingo, 6 de setembro de 2009

a part of him....

Nem sei como começar este post! Estava mesmo agora a ver o VH1 - raramente vejo canais de música, mas um tributo aos Queen é sempre agradável - acabei por deixar a TV ligada, mesmo depois de ter terminado o programa que estava a ver e começou a passar música variada. A minha alma ficou parva perante o vídeoclip do Chris Cornell: mas o que é isto, pah??? A sério, já vi duas vezes e ainda não consigo acreditar que ele fez uma coisa destas. Não percebo nada: a associação ao Timbaland; o penteado, o vídeoclip e o pior de tudo, a música. Parece um Santana de 5a categoria (sendo que também não morro de amores pela música do Santana...). Um gajo que esteve nos Soundgarden, Temple Of The Dog e Audioslave!!! Inacreditável.

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

o grito do ipiranga!

O meu primeiro emprego acabou. O auto-proclamado maior grupo privado português não zelou pelos seus trabalhadores e muitos não aceitaram perder direitos conquistados durante dois anos. Contrariamente aquilo que estavam à espera: afinal de contas o povo reclama mas na hora da verdade assina. Ou não. Eu, no alto da maior bravura que alguma vez me conheci, não assinei! E como eu, muitos. Fui para casa aterrorizada: o que vou fazer? E as contas para pagar?? Felizmente a minha entidade patronal abriu-me uma nova porta, que fica a 35 Km do Porto!, a PT. Continuo neste mundo dos Contact Centers, mas pelo menos vejo cumpridos os meus direitos e continuo a cumprir as minhas obrigações.
Agora vem um novo projecto, novos produtos e novas pessoas. E eu lá estarei a dar o grito do Ipiranga! Só me preocupa uma coisa: não se passa nada em Santo Tirso! LOL

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

turning point

Isto de trabalhar por trabalhar tem de acabar! É o que me digo a mim própria desde o início do ano. Ando rendida às evidências, mas nem por isso satisfeita. Dois dias antes de entrar de férias (estas tão desejadas férias!) fui informada de que a empresa para quem trabalho perdeu o projecto, mas que os nossos postos estão garantidos. Basta rescindirmos com a actual empresa e assinarmos novo contrato com a empresa contratada a partir de Setembro. Cheira a esturro? Sim. E de que maneira. Mantenho o meu trabalho e todas as "regalias" do meu contrato actual. Mas o que muda verdadeiramente? Nada. Então, dei comigo a pensar: tinha de ser agora (ninguém aproveita verdadeiramente umas férias quando está ansioso a pensar no seu trabalho, a prever mil cenários e a encontrar poucas possibilidades)! E depois de muita ginástica mental penso ainda: mas eu não quero. Se é para ficar na mesma, a fazer o mesmo, a ganhar o mesmo, eu não quero. E se ainda por cima este processo é feito de uma forma em que a exploração laboral atinge o seu expoente máximo então é que não quero mesmo! Ao aceitarmos o novo contrato e rescindirmos com a empresa actual perdemos direitos (como a uma indemnização, por exemplo). O maior grupo privado português, a marca de confiança dos postugueses, o grupo com que os portugueses contam é assim: ah mantêm os vossos postos mas abdicam dos vossos direitos. Desculpem?! Conclusão: para mim Setembro de 2009 é um turning point. Seja como for, é tempo de mudança.

quinta-feira, 23 de julho de 2009

All is full of love

Passados muitos dias desde a última vez....

---

Há dias em que tenho a certeza de que tenho mais sorte do que juízo. Ou melhor, eu tenho muito juízo. Mas tenho muita sorte também. À minha volta tenho o que mais preciso: amor. Obrigada, eternas fontes de amor que se manifesta em tantos gestos e palavras e vivências. É desse calor que eu preciso.

sexta-feira, 10 de abril de 2009

catwoman


Estranha (e sensata) forma de vida! Não há nada como o descanso e o conforto...e a preguiça, vá!

quarta-feira, 8 de abril de 2009

this is how it shines right through me

Não havia nenhum vídeo, por isso fica a capa do álbum, com a música - defy this love. Genial esta Shannon Wright.

segunda-feira, 6 de abril de 2009

time out - time in

Estive de férias. Estive na Capital, estive no Porto, estive na Praia da Vieira. Soube-me tudo a pouco. Para ser sincera, soube-me a nada, mas não quer ser injusta com todos os com quem estive estes dias...Vá lá, devia ter tido mais tempo e devia ter estado completamente dedicada a estas "férias". Agora só em Agosto/Setembro....

Now I'm back to Hell.

domingo, 22 de março de 2009

virose

Só eu para trabalhar ao fim de semana! O que me vale são as pérolas dos meus clientes.... Ontem recebemos um e-mail de um senhor que indicava o seu NIB para devuloção do valor que pagou pela cobertura de "Quebra Isolada de Vírus"! Eu pansava que nós só vendíamos seguros Auto e Moto... ninguém me avisou que temos um novo produto... Provavelmente, o senhor pensou que tinha a viatura protegida contra o terrorismo biológico.... ih ih ih
Bom Domingo para vocês!

quarta-feira, 18 de março de 2009

blue birds flying over my shoulders

E porque apesar de estar desligada do mundo, não ando desligada das coisas belas que o mundo tem, como a música, fica aqui uma de que gosto, mesmo, muito. Anthony: és diferente, estranho, encantador e gostava de ter essas tuas goelas (versão feminina, claro está!).

domingo, 15 de fevereiro de 2009

come on take me home!

E para fazer reset às energias negativas descritas no post anterior, nada como uma música destas cheia de cor, movimento, sensualidade e diversão. A verdade é que concordo com a Ida Maria.... "I Like You So Much Better When You're Naked".... Ouvi o álbum inteiro e já sou fã convicta. Chama-se Fortress Round My Heart, ouçam!

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

step away like a soldier

The Do ... conheço pouco, mas gosto. Esta - on my shoulders - ajuda a descarregar energias negativas. Confesso que faço muitas caretas logo pela manhã quando vou a ouvir isto no autocarro a caminho do trabalho...

sábado, 31 de janeiro de 2009

10 coisas que odeio....

no trabalho:

- que não me levem a sério;
- que não tenham consideração por mim;
- que pensem que irei omitir a minha opinião para ser aceite;
- que me tratem de forma diferente entre os meus pares por ser uma mulher;
- que não tenha condições para fazer o que tenho que fazer;
- que por mais que eu me preocupe as coisas não fiquem melhores por não haver mais quem se preocupe;
- que me pressionem com coisas secundárias;
- que me suguem as energias sem ser para produzir alguma coisa;
- que favoreçam os meus pares à minha custa;
- que me deleguem tarefas impossíveis (mesmo!).

Posto isto, Janeiro foi sem dúvida um mês para aprender e para esquecer.

domingo, 25 de janeiro de 2009

That's My Bush!

"Oh, one of these days Laura, I'm gonna punch you in the face!!!!"

Nada com uma boa comédia para ironizar, ridicularizar e humilhar... Que o diga Bush! Façam-me um favor e vejam uns episódios desta série.... Genial!

Site oficial: http://www.comedycentral.com/shows/thats_my_bush/index.jhtml

Pagan Poetry

Adoro este concerto da Bjork na Royal Opera House (vale a pena ver/ouvir...)! Esta é Pagan Poetry e é arrebatadora!

"On the surface simplicity
But the darkest pit in me
It's pagan poetry
Pagan poetry"

sábado, 24 de janeiro de 2009

wandering


"Everyone I come across, in cages they bought
They think of me and my wandering, but I'm never what they thought
I've got my indignation, but I'm pure in all my thoughts
I'm alive..."

Nem sempre reconhecemos e nem sempre somos reconhecidos pelo nosso valor. Mas ele está lá.

singularidades de um realizador português

"[A pessoa viva que mais admiro é] o realizador português Manoel de Oliveira, que tem cem anos e ainda trabalha.”

Dustin Hoffman, "Vanity Fair", Janeiro de 2009

Apesar de já ter saído do cinema a meio de dois filmes do Manoel de oliveira, acredito que tudo tem o seu tempo e talvez eu ainda não esteja preparada. E é de louvar, de facto, a lucidez, a presença e o espírito deste homem.

O último filme de Manoel de Oliveira, "Singularidades de uma rapariga loura", passará em estreia mundial na 59ª edição do Festival Internacional de Cinema de Berlim. Trata-se de uma produção luso-francesa baseada num conto de Eça de Queirós e protagonizado por Ricardo Trêpa, Catarina Wallenstein e Carlos Santos e foi seleccionado para a secção Berlinale Special, onde passam extra-concurso novas obras de realizadores contemporâneos que se caracterizam por serem pouco convencionais.

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

what a day!

Poucas horas de sono para dar um pequeno contributo para a comemoração do primeiro Aniversário da Seguros Continente... um dia inteiro de comemoração Seguros Continente e trabalho (meio/meio)...um fim de noite recheado com DOIS EPISÓDIOS DE LOST!!!!! Season 05, fresquinha como o kunami :D

What a day!

Ah, sim... Parabéns a todos nós...Um ano!

What a day....

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

prazer em [re]descobrir!

Ultimamente passo o dia preocupada com números, avaliações, relatórios, objectivos, desempenho e todo um conjunto de coisas que vão desgastando a minha massa cinzenta. Trabalho. Passo pelo menos 9 horas no local de trabalho, uma das quais é para a refeição. Uma hora para ir, outra para vir. Chego a casa e penso e preocupo-me com o trabalho. Já não leio há tanto tempo, e nao é por falta de bons livros na mesinha de cabeceira! Conforto-me a ver as minhas séries (que finalmente regressaram, quase todas!)...e a ouvir música... Hoje peqguei num álbum que já não ouvia há muito, muito tempo... Humanos...
E pronto, basta aumentar o volume, dançar e sente-se esta vibração...quero é viver...e penso então que tenho de desligar. Criar necessidades, alimentar vendas, assegurar qualidade de serviço, motivar pessoal...da porta do meu quarto para dentro acabou: quero é viver!


Vou viver
até quando eu não sei
que me importa o que serei
quero é viver

Amanhã, espero sempre um amanhã
e acredito que será
mais um prazer

e a vida é sempre uma curiosidade
que me desperta com a idade
interessa-me o que está para vir
a vida em mim é sempre uma certeza
que nasce da minha riqueza
do meu prazer em descobrir

encontrar, renovar, vou fugir ou repetir

vou viver,
até quando, eu não sei
que me importa o que serei
quero é viver
amanhã, espero sempre um amanhã
eacredito que será mais um prazer

a vida é sempre uma curiosidade
que me desperta com idade
interessa-me o que está para vir
a vida, em mim é sempre uma certeza
que nasce da minha riqueza
do meu prazer em descobrir

encontrar, renovar vou fugir ou repetir

vou viver
até quando eu não sei
que me importa o que serei
quero é viver,
amanhã, espero sempre um amanhã
e acredito que será mais um prazer

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

recolher [obrigatório]

Casa branca

Casa branca em frente ao mar enorme,
Com o teu jardim de areia e flocos marinhas
E o teu silêncio intacto em que dorme
O milagre das coisas que eram minhas.

A ti eu voltarei após o incerto
Calor de tantos gestos recebidos
Passados os tumultos e o deserto
Beijados os fantasmas, percorridos
Os murmúrios da terra indefinida.

Em ti renascerei num mundo meu
E a redenção virá nas tuas linhas
Onde nenhuma coisa se perdeu
Do milagre das coisas que eram minhas.



Sophia de Mello Breyner Andresen
in Poesia I (1944)

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

pure lust

Uma sugestão musical para um momento de sedução. O resto é convosco ;)

Heroes - David Bowie

sábado, 3 de janeiro de 2009

2009- o ano do Presidente

Nos últimos dias recebi vários e-mails e tive algumas conversas sobre 2009 e os planos e projectos dos meus amigos para os próximos meses... Eu própria tenho alguns (modestos) planos e mantenhos alguns (humildes) sonhos. Estou prestes a mergulhar numa aventura profssional, com a promoção a Chefe de equipa no call-center de seguros onde trabalho há cerca de um ano e três meses. Foi uma agradável surpresa, que para além de um enorme desafio me trouxe também algum conforto financeiro que me fazia falta. Mas, lá está: um a um, numa dimensão pessoal, vamos conseguindo fazer alguma coisa por nós. Para nos tentar abstrair do marasmo em que vivemos e para tentar retirar daquilo que temos o melhor proveito. Mas e o resto?
Depois da tocante e absurda mensagem de Natal do primeiro ministro, eis que algo decente saiu da boca de um político. São quase dez minutos de discurso e aceito que considerem este vídeo chato. Mas, se se predispuserem a ver e ouvi-lo acredito que não se vão arrepender. O Cavaco parece o Eça da política (realista). Sócrates, e esta hein?