terça-feira, 27 de março de 2007

Dia Mundial do Teatro!

Olé, boas notícias logo pela manhã! Hoje é o Dia Mundial do Teatro, que vai ser celebrado por todo o país com várias iniciativas.

Bom, um dia só não chega pa fazer uma "theatre road trip" pelo país, por isso, fiquem todos a saber que aqui no Porto o Teatro Nacional de São João (TNSJ) abre durante todo o dia de hoje as suas portas ao público com visitas guiadas ao edifício e peças de teatro, tudo com entrada gratuita :) Hoje às 21h30 é exibido "O Saque", comédia de costumes de Joe Orton. Mais pormenores na SicOnline.


"Acho que acredito no Pecado Original. As pessoas são profundamente más, mas infinitamente cómicas" - Joe Orton

sexta-feira, 23 de março de 2007

Johnny Bravo!


Eu adoro cartoons e quem não adora! Eh Eh- estava eu aqui na minha secretária no DN a falar sobre o novo boss, o Johnny M., quando alguém fala no Johnny Bravo...
Há quanto tempo eu não vejo este nosso amigo armado em bom e burro que nem uma porta, este autêntico armário da Cartoon Network!!! E fiquei contente por me terem relembrado a existência deste mítico cartoon :) Espero também poder reactivar esta imagem na vossa mente!

Visitem o site da Cartoon Network e deixem-se levar pelas gargalhadas que este "moço" provoca!!!

lol.

Ratos que vêem a cores feitos no laboratório

A Ciência está sempre a inovar e estas coisas impressionam-me. Aqui está mais uma aventura com ratinhos à mistura escrita por Filomena Naves, no Diário de Notícias.


Um pouco de engenharia no laboratório, um gene a mais onde ele antes não existia e, pela primeira vez, o mundo surgiu a cores, aos olhos... de um ratinho. Para lá da gracinha, há uma informação preciosa no resultado da experiência, relatada hoje na revista Science.

Os ratos, apesar de limitados pela natureza a um equipamento de visão que pouco mais distingue além dos cinzentos, têm afinal um cérebro capaz de processar cores.A esmagadora maioria dos mamíferos vive num mundo pouco colorido, feito de cinzentos, com um pouco de azul e umas pinceladas de castanhos e verdes esbatidos. Só os primatas, seres humanos e macacos incluídos, têm retinas com sensores que lhes permitem distinguir todas as cores do arco-íris. Este melhoramento visual deverá ter ocorrido na evolução há cerca de 40 milhões de anos, nos avoengos dos primatas de então, espalhando-se rapidamente entre eles, uma vez que favorecia a sua sobrevivência, defendem os investigadores das universidades de John Hopkins e da Califórnia (EUA), liderados por Nick Zagorski, no seu artigo na Science.

Ao introduzirem no ADN de alguns ratinhos o gene necessário ao seu melhoramento visual, os cientistas queriam sobretudo testar a capacidade de o seu cérebro processar essa informação. O resultado positivo não deixa margem para dúvidas: a plasticidade cerebral dos mamíferos a este nível é, afinal, maior do que supunha. Os ratinhos não necessitaram de mais nenhuma geração para usar convenientemente o seu novo mecanismo visual. Mas como perceberam os cientistas que os ratinhos viam a cores? É simples: desenharam uma experiências com lâmpadas de cores diferentes que os ratos tinham que accionar diferenciadamente se quisessem uma recompensa em comida. E os ratinhos não falharam.

quinta-feira, 22 de março de 2007

Mais contras do que prós...

Sei que já passaram uns dias, mas acho que isto merece uma reflexãozita. Estou a falar do último "Prós e contras", da RTP. E sublinhe-se da RTP. O tema desta semana era "A televisão em Portugal"... Acontece que aquilo que foi discutido ao longo do programa foi a RTP. Só a RTP. Isto com o Dr. Pinto Balsemão, contra, a maldizer os apoios e gastos da estação pública e o Dr. Almerindo Marques (o patrão da RTP), pró, a contrariar as afirmações do primeiro com os seus relatórios de gastos e proveitos da RTP que "mostram a magnífica redução de gastos que a estação tem feito"!

Então, pergunto eu: e em Portugal a televisão é só a RTP?




Por acaso, os canais a que (apesar de não ver muita televisão) mais assisto são a pública e sua prima, a :2. Mesmo assim, achei que este programa foi uma tentativa muito mal amanhada de melhorar a imagem da RTP junto dos telespectadores. Até porque nada teria sido mais sincero do que intitular o programa de "A evolução/desempenho da RTP", olé!

Conclusão, entre as muitas críticas que a RTP tem recebido e que podem ser lidas em qualquer jornal ou revista, é claro que encontramos também as do Moniz, por exemplo, que está farto de referir que a TVI, que para o bom e sobretudo para o mau é líder de audiências, nem sequer um representante teve no estúdio. Não que eu seja fã do Moniz, muito menos da sua estação, mas se o tema era a televisão portuguesa, que tem quatro canais, acho que todos deveriam ter sido convidados a participar. É óbvio que se tal não aconteceu, foi exactamente para não desviar a conversa da RTP.

Como telespectadora, acho que esta foi uma estratégia deplorável, mas enfim, a TV é mesmo assim... temos que estar atentos.

quarta-feira, 21 de março de 2007

Borboletas no estômago


Os olhos carregados, fundos, mostram-me no espelho o que de pesado trago em mim: cansaço. Culpa, talvez. São as noites em que adormeço no vazio, sem os teus braços à minha volta. E pesa-me a tua ausência. A tua indiferença. Sobretudo, a tua incapacidade de dizer: a culpa é tua. Mas tu dormes. Deitas para o lado, porque outro dia vai nascer e para ti os dias são todos iguais. A culpa é minha, sim. Sim. Porque trago marcada na pele uma noite mal dormida, os passos num caminho que não sei se devo seguir.

sábado, 17 de março de 2007

Os DANTAS do nosso tempo!

Ora aqui deixo um excerto mal excertado do manifesto ANTI-DANTAS, que eu acho genial, do nosso amigo Almada Negreiros. Primeiro queria alterá-lo e adaptá-lo a um DANTAS do nosso tempo, mas depois surgiram-me tantos que não consegui escolher. Vamos a votos e quando estiver escolhido o nosso DANTAS, então a justa adaptação será feita!



MANIFESTO ANTI-DANTAS E POR EXTENSO
por José de Almada-Negreiros

POETA D'ORPHEU FUTURISTA e TUDO

BASTA PUM BASTA!


UMA GERAÇÃO, QUE CONSENTE DEIXAR-SE REPRESENTAR POR UM DANTAS É UMA GERAÇÃO QUE NUNCA O FOI! É UM COIO D'INDIGENTES, D'INDIGNOS E DE CEGOS! É UMA RÊSMA DE CHARLATÃES E DE VENDIDOS, E SÓ PODE PARIR ABAIXO DE ZERO!
ABAIXO A GERAÇÃO!

MORRA O DANTAS, MORRA! PIM!

UMA GERAÇÃO COM UM DANTAS A CAVALO É UM BURRO IMPOTENTE!
UMA GERAÇÃO COM UM DANTAS À PROA É UMA CANÔA UNI SECO!

O DANTAS É UM CIGANO!

O DANTAS É MEIO CIGANO!

O DANTAS SABERÁ GRAMMÁTICA, SABERÁ SYNTAXE, SABERÁ MEDICINA, SABERÁ FAZER CEIAS P'RA CARDEAIS SABERÁ TUDO MENOS ESCREVER QUE É A ÚNICA COISA QUE ELLLE FAZ!

O DANTAS PESCA TANTO DE POESIA QUE ATÉ FAZ SONETOS COM LIGAS DE DUQUEZAS!

O DANTAS É UM HABILIDOSO!

O DANTAS VESTE-SE MAL!

O DANTAS USA CEROULAS DE MALHA!

O DANTAS ESPECÚLA E INÓCULA OS CONCUBINOS!

O DANTAS É DANTAS!

O DANTAS É JÚLIO!

MORRA O DANTAS, MORRA! PIM!
(...)

O DANTAS EM GÉNIO NUNCA CHEGA A PÓLVORA SECCA E EM TALENTO É PIM-PAM-PUM!

O DANTAS NÚ É HORROROSO!

O DANTAS CHEIRA MAL DA BOCA!

MORRA O DANTAS, MORRA! PIM!

O DANTAS É O ESCARNEO DA CONSCIÊNCIA!

SE O DANTAS É PORTUGUEZ EU QUERO SER HESPANHOL!

O DANTAS É A VERGONHA DA INTELLECTUALIDADE PORTUGUEZA! O DANTAS É A META DA DECADÊNCIA MENTAL!

E AINDA HÁ QUEM NÃO CÓRE QUANDO DIZ ADMIRAR O DANTAS!

E AINDA HÁ QUEM LHE ESTENDA A MÃO!

E QUEM LHE LAVE A ROUPA!

E QUEM TENHA DÓ DO DANTAS!

quinta-feira, 15 de março de 2007

As máscaras que usamos

Daniela. É o meu nome. A minha cara? Depende. Depende de com quem estou. Depende porque estou. E depende como estou. Transparente, opaca. Simpática, difícil. À esquerda ou à direita. A rir ou a chorar. Mas porquê? Várias "pessoas" coabitam dentro de mim. E de ti também, certamente. Mas porquê? Tudo se resume a personalidade e temperamento. Se levarmos estes dois ingredientes ao lume e mechermos com a colher de pau vemos dentro da panela aquilo que nós somos nas mais variadas e diferentes situações.



Mas as máscaras são outra coisa. As máscaras escondem o que sentimos ou o que pensamos quando não o queremos mostrar. E isso é diferente das nossas caras, muitas caras, que mostram precisamente os nossos diferentes pensamentos e sentimentos. As caras são transparentes e as máscaras são opacas. Quem usa uma máscara tem um propósito. Quem usa uma máscara mente ou omite. Quem usa uma máscara tem um segredo. As caras estão sempre lá, as máscaram acabam por cair. E o que acontece quando cai uma máscara e se vê uma cara? Dependendo da situação, das duas uma: ou sentimos o sabor da vitória pela descoberta ou saboreamos a amarga desilusão. A última máscara que vi cair mostrou-me uma cara feia.

quarta-feira, 14 de março de 2007

Cedo erguer dá saúde e boa disposição

Diz o ditado, à minha maneira porque deitar cedo só se estiver para morrer... Há muito tempo que não me levantava tão cedo da cama... sim, tenho um horário bastante flexivel, é por isso. Mas hoje o dia foi outro. E pode-se dizer que este sol ajudou, mas o que aconteceu hoje, ao contrário dos outros dias em que me levanto lá para as 10.00, é que fui contagiada por uma boa disposição tremenda e saudável. Acho que finalmente encontrei um ritual a que me vou querer dedicar, aos dias da semana!Levantar cedo, ligar o rádio e apaixonar-me pelo dia que vou viver.

Pode parecer ridículo para quem se levanta as 07.00, todos os dias sem excepção e tem de apanhar transportes ou conduzir até ao local de trabalho, mas imaginem-se a acordar as 08.00 simplesmente porque vos apetece. Ligar o rádio e dar umas gargalhadas com o programa da manhã, tomar o pequeno almoço nas calmas... E então sim, ir para o trabalho, mas a pé. E chegar lá em cinco minutos... O único stress hoje, no meio destes raios de sol, foi não ter tido o que fazer. Mas pronto, não se pode ter tudo.

domingo, 4 de março de 2007

Construindo a imagem que os outros têm do mundo

Agora que estou na secretária de uma redacção de jornal, e sem nada para fazer, ponho-me a filosofar sobre o que me trouxe até aqui. E a primeira conclusão a que chego é que a maneira como olho para esta profissão se alterou por completo ao longo dos últimos quatro anos. Eu sempre quis ser jornalista porque ter o "poder" de intervir na sociedade era algo que acreditava ser uma espécie de dádiva: mostrar e denunciar o que de mal vai nesta sociedade, a todos os níveis e a todas as escalas.
Agora, enquanto estagiária, o que encontro? Os guardiões da verdade sentados à secretária a ler emails e a atender o telefone. Não há movimento, não há procura, não há paixão. Jornalismo, mas o que é o jornalismo afinal? É isso que eu espero descobrir nos próximos três meses...
O que vejo eu e tu quando folheamos um jornal? Não há espaço, tempo ou dinheiro para investigar. Tudo é imediato e superficial. Tudo sabe a pouco. Neste momento o futuro sabe a pouco.